Na história de décadas, de dificuldade e persistência que se confundem com a própria história do artesanato em Prados, essa é a história do Artesanato Paulo Chagas…O ano era 1987, o jovem Paulo Chagas, lavrador, começou a aprender o ofício de artesão. Suas primeiras peças artesanais eram burrinhos de madeira, com cargas de lenha, barril e balaio.

Esses burrinhos eram feitos em condições precárias, de maneira extremamente artesanal, à base de improviso e criatividade… Naquele tempo, diferente de hoje, não havia tradição artesanal em Prados, e assim, Paulo dirigia-se às cidades da região e restaurantes às margens das rodovias para vender suas peças. Ia de ônibus, com um grande balaio cheio de burrinhos. Era um trabalho árduo, as peças eram baratas, mas a convicção e a persistência do jovem artesão falavam mais alto que qualquer dificuldade.

Em meados da década de 90, junto com seus irmãos, abriu uma loja, à rua Antônio Cardoso Vale, que na época era uma avenida erma, e que anos depois se tornaria referência em lojas de artesanato em Prados, “Artesanato Irmãos Chagas”.Com a loja,as mercadorias se valorizaram, Paulo deixou de viajar e passou a atender os clientes ali.O tempo passou, vieram ferramentas apropriadas ao trabalho, o trabalho adquiriu credibilidade e as peças evoluíram e se diversificaram.

Em 2005, Paulo deixou a sociedade com seus irmãos e abriu sua própria loja, em frente a da família, onde funciona até hoje, agora com a ajuda dos filhos, que modernizaram processos e iniciaram as vendas online da família.

O Artesanato Paulo Chagas é uma referência, e atualmente, trabalha com uma variada linha de peças em madeira, que vai de pequenas peças, painéis, esculturas utilitários e móveis.